terça-feira, 4 de novembro de 2008

Primeiro vírus disseminado pela internet completa 20 anos

Há 20 anos, às 18h do dia 2 de novembro de 1988, Robert Tappan Morris, estudante da Universidade Cornell, estava no MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) distribuindo o que seria considerado o primeiro código malicioso a se espalhar pela internet. O “Morris worm”, como ficou conhecido, alastrou-se rapidamente e inutilizou muitos sistemas que contaminou. Estimativas sugerem que a praga infectou 10% dos 60 mil computadores que formavam a rede mundial da época. 

O "worm" pegou de surpresa os administradores e usuários da internet naquele ano, que nunca tinham visto um ataque parecido. Embora o vírus não tivesse nenhuma carga maliciosa, um problema em sua programação sobrecarregava alguns sistemas infectados, impedindo sua operação. 

Para se espalhar, a praga tirava proveito de brechas de segurança existentes em softwares como o sendmail – responsável pelo envio de correio eletrônico – e o fingerd – um fornecedor de informações de usuários. Apenas computadores com BSD 4 e Sun 3, ambos baseados em Unix, eram infectados. Quase todos os worms semelhantes que apareceram desde então atacaram sistemas Microsoft: Blaster, Slammer, Code Red e Sasser. O último grande ataque do gênero contra sistemas Unix foi o Slapper, em 2002. 


Além de dar início à valorização da segurança em softwares, a mais notável consequência do episódio foi a criação do CERT (http://www.cert.org), um time de especialistas responsável pela comunicação e tratamento de incidentes de segurança. Muitos países e mesmo empresas hoje possuem equipes com o mesmo objetivo. Quem realiza estas funções na rede brasileira é o CERT.br (http://www.cert.br). 

Robert Tappan Morris, criador da praga, foi condenado por fraude em computadores em 1990. Não foi para a cadeia, mas teve que pagar uma multa de US$ 10 mil dólares e prestar 400 horas de serviços comunitários. Quando Robert disseminou o o vírus, seu pai, Robert Morris, trabalhava na Agência Nacional de Segurança dos EUA. Hoje, o "criador do primeiro vírus" é professor no MIT – a mesma instituição em que ele iniciou a propagação de seu worm.

7 comentários:

Dota disse...

Ahh otima postagem...eu num sabia disso naum...do primeiro virus...

Don Romero disse...

falai Gaspar...
bem eu naum sabia por onde te responder.. entaum vo deixar em forma de comentario aki no seu blog msm.

se vc quizer colocar algum tipo de video no seu blog eh soh vc procurar o codigo do video (geralmente pelo youtube ta escrito como INCORPORAR), ai vc copia todo esse codigo e cola na caixa de texto quanovc estiver escrevendo sua msg.

vc tb pode hospedar videos de seu pc pelo blogger... eh soh clicar no icone de video e fazer o upload.

bem.. espero ter ajudado em alguma coisa... se precisar de + alguma ajuda entra em contado pelo meu e-mail q irei ajuda-lo +.

vlw ai!

----------------------------------
http://lasazeitonas.blogspot.com

Unknown disse...

hahahaha

esse f.d.p que começou com essa palhaçada, que acabou formatando meu pc ¬¬''


belo blog :D

Marcela disse...

Adorei o posti !!!
Tem blog novo....passa-lá...
www.amorentreelas.blogspot.com
Abçs

Camila disse...

oiaaa, muito boom saber disso :)


bejoo

Amanda Marques disse...

Nossa nem sabia disso..
matar a praga desse garoto, que peste! ¬¬

Bom Final de Semana...
visita? post fresquinho lá!
=D

Beijos

Nat Valarini disse...

Bom dia!

Gostei muito desta postagem.

Acho que curiosidades como essa devem ser sim publicadas e discutidas, afinal, o computador é algo 'relativamente novo' se comparado a outras invenções e por incrivel que pareça, boa parte das pessoas desconhece este tipo de informação.

Isso é história e deve ser relembrado.

Meus parabéns!

Kiso
=*

http://garotapendurada.blogspot.com/